Quais são os principais métodos de conservação de alimentos?

Quais são os principais métodos de conservação de alimentos?

A conservação de alimentos já era praticada pelos nossos antepassados com o objetivo de estocar comida para os tempos difíceis. Com o passar dos séculos, fomos descobrindo novas formas de conservar e aprimorando as existentes, de forma que, hoje, é bem fácil prolongar o tempo de vida dos produtos.

Para quem toca seu próprio negócio no ramo da alimentação, conhecer os principais métodos de conservação de alimentos é ainda mais importante, afinal de contas, o alimento estragado representa danos à saúde dos clientes e prejuízo financeiro, não é mesmo?

Acompanhe nosso post e descubra tudo sobre a conservação de alimentos!

Por que os alimentos estragam?

Mofo e bolor são algumas das desagradáveis características adquiridas pelos alimentos estragados. Você já se perguntou por que isso acontece?

São vários os fatores que influenciam a deterioração da comida: oxigênio, umidade, temperatura, bactérias e até mesmo a luz. Todo alimento passa pelo processo em que, num certo momento, deixa de ser comestível. O que a conservação faz é retardar esse efeito.

Alguns microrganismos agem nos produtos expostos a condições impróprias e geram bolores e leveduras. Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental cumprir as normas sanitárias. Os alimentos estragados podem ser nocivos à saúde e, normalmente, terão um sabor desagradável.

Quais são os principais métodos de conservação de alimentos?

Existem diversas técnicas de prolongação da validade dos produtos. Vamos conhecer algumas das mais relevantes:

Congelamento e resfriamento

Manter a temperatura ideal é importantíssimo para a maioria dos alimentos e, sem dúvidas, o método de conservação mais popular. Os microrganismos tendem a reduzir suas atividades ou até mesmo inibi-las quando expostos a temperaturas próximas de 0 °C. Nessa faixa de temperatura, ocorre o resfriamento.

Já no congelamento, a água dos alimentos se torna gelo, os micróbios entram em inatividade e, como consequência, a vida útil do produto se estende ainda mais. A temperatura ideal varia de acordo com o tempo de armazenamento e o tipo de alimento, mas, em geral, vai de 0 °C a -18 °C.

Pasteurização e esterilização

Ao contrário dos métodos anteriores, a pasteurização e a esterilização utilizam o calor em vez do frio. No primeiro caso, os alimentos são expostos a temperaturas moderadamente elevadas (até 100 °C) com o objetivo de eliminar alguns microrganismos indesejados.

Já no caso da esterilização, as temperaturas são ainda mais elevadas (entre 120 e 140 °C, em média). O procedimento literalmente destrói as bactérias — especialmente aquelas com capacidade de reprodução.

É muito comum utilizar esses processos de conservação no leite e em enlatados. A esterilização, pela severidade elevada, fornece uma vida útil maior que a pasteurização, mas, por outro lado, compromete as suas propriedades (vitaminas, proteínas etc.).

Desidratação e secagem

As frutas secas são um sucesso, especialmente na época de natal, e o processo que as deixa com aquele aspecto e sabor característicos é justamente a desidratação e a secagem. O procedimento retira parte da água dos alimentos e, como consequência, os microrganismos que precisam dela para desempenharem suas funções vitais ficam paralisados.

Além das frutas, esse método de conservação é muito comum com carnes e grãos. Um exemplo muito conhecido no Brasil é a carne seca.

Sal e açúcar

O sal e o açúcar são, sem dúvidas, dois aliados antigos na conservação de alimentos. Nós já vimos que reduzir a quantidade de água é eficaz para a prolongação da validade, e essas duas especiarias agem justamente nesse sentido: ao entrar em contato com o produto, eles absorvem parte do líquido.

Quem já comeu bacalhau sabe do que estamos falando — o sabor bastante salgado vem justamente dessa técnica.

Os métodos de conservação de alimentos são fundamentais para o ramo da alimentação. Um tempo de vida maior para os itens armazenados reduz desperdícios, contribui para que a produção seja eficiente e evita que os clientes sejam afetados por produtos deteriorados. Então, planeje bem a sua estrutura de armazenamento e conservação para evitar problemas!

Agora que você já conhece os principais métodos de conservação de alimentos, descubra também como estocar e armazenar salgados na sua lanchonete.

Voltar