Veja os itens básicos para abrir uma pequena fábrica de salgados

Veja os itens básicos para abrir uma pequena fábrica de salgados

Se você gosta de cozinhar, já tem uma certa experiência e vem procurando um negócio rentável sem abrir mão de estar próximo da família, abrir uma fábrica de salgados pode ser uma ótima opção. Afinal, mesmo em tempos de incertezas financeiras (pessoais ou gerais), investir no ramo alimentício costuma garantir ótimos rendimentos.

Só que na hora de você começar o seu negócio, podem surgir muitas dúvidas sobre os itens básicos a serem adquiridos.

Por isso, neste post, mostramos tudo o que não pode faltar para você abrir uma fábrica de salgados de sucesso. Acompanhe!

Abrir uma fábrica de salgados é impossível sem planejamento

Uma fábrica de salgados pode ter duas finalidades básicas: produzir para venda direta ao cliente ou oferecer para revenda em estabelecimentos comerciais.

Independentemente da área escolhida (dá para apostar nas duas também), o fato é que é preciso de um bom planejamento para você conseguir atrair e fidelizar a sua clientela.

Nunca se esqueça dos motivos que levam as pessoas a escolher a sua marca: uma boa receita, produtos de qualidade, preço competitivo e atendimento impecável. É esse conjunto que vai ajudar você a sempre conquistar mais compradores e aumentar o sucesso — e o lucro — do seu negócio. Por isso, planeje, planeje, planeje sempre

Escolher as embalagens certas é essencial

As embalagens devem garantir que o seu salgado chegue ao cliente com a temperatura e a forma adequadas. Afinal, nada pior do que um cliente receber uma encomenda cheia de produtos deformados, impossíveis de se apresentar, seja para consumo próprio, seja para revenda.

Outro detalhe importante é que as suas embalagens devem conter rótulos com as informações essenciais para orientar o consumidor. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são elas:

  1. Designação do produto — o que é, no caso, o tipo de salgado.
  2. Lista de ingredientes.
  3. Origem — onde o alimento foi fabricado.
  4. Prazo de validade.
  5. Conteúdo líquido — o peso da porção embalada (em kg).
  6. Instruções de preparo (quando o salgado não estiver pronto para consumo imediato).
  7. Valores nutricionais por porção.
  8. Indicações específicas, como a presença de glúten e lactose e a utilização de corantes, por exemplo.

Mas fique tranquilo: pode parecer muita coisa, porém, esse trabalho é mais fácil do que parece. E depois de tudo pronto, você só precisa imprimir a quantidade necessária de etiquetas e personalizar as embalagens. E o melhor: o rótulo pode conter os seus contatos para ajudar a trazer ainda mais clientes!

Investir em equipamentos adequados é garantia de boa produção

Para ter uma produção de qualidade e contínua, a sua cozinha precisa ser bem equipada. Por isso, não abra mão de um fogão industrial, um bom freezer e uma mesa de trabalho impermeável. Além disso, certifique-se de manter todos esses equipamentos bem higienizados.

Se for abrir também uma loja, não se esqueça da estrutura básica: forno elétrico, microondas, balcão e estufa. Além disso, na lista precisam constar também os itens de conforto para a rotina de trabalho, como mesas, cadeiras e máquina registradora.

Adquirir maquinário de produção de salgados exige cuidado

Por fim, para que o seu investimento para abrir uma fábrica de salgados possa realmente valer a pena, não se esqueça do principal: uma boa máquina de salgados!

Adquirir um maquinário funcional ajuda a garantir uma escala de produção de qualidade, com produtos mantendo forma e peso regulares, características que fazem toda a diferença para você e para o cliente. Por isso, tenha bastante cuidado na hora de investir na sua máquina de salgados!

Na Vimaster, nós dispomos de uma série de equipamentos elétricos e manuais para atender às sua necessidades. E agora que você já tem bastantes informações para abrir uma fábrica de salgados própria, não deixe de nos procurar para encontrar a melhor solução para o negócio dos seus sonhos