(31) 99237-3000 ou  (31) 3653-1797 ou (31) 3586-1797

Como montar um buffet? Entenda sobre esse modelo de negócio

Com o início da retomada da economia nacional, muitas pessoas começaram a reconsiderar planos antigos de abertura de negócios próprios, seja para a realização de um sonho pessoal, seja para buscar a tão sonhada independência financeira.

Para quem quer abrir seu próprio negócio, os ramos de eventos e de alimentação estão entre os mais simples de se entrar e com maior demanda de mercado, o que faz dos buffets uma escolha excelente.

Se você quer saber como montar um buffet de sucesso e realizar seus sonhos de empreendedor, este material é perfeito para você. Confira!

O mercado de eventos

Os analistas econômicos preveem um cenário favorável para o setor em 2018 e 2019, com alta do PIB acima de 2,5% e inflação abaixo da meta de 4%. Além disso, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) aponta que o setor de vem crescendo cerca de 14% ao ano, e o Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (SindBufê/MG) mostra que esse setor quintuplicou nos últimos 12 anos.

Como podemos ver, o setor de eventos está em franca ascensão e com boas perspectivas de crescimento.

O modelo de negócios

Embora seja um negócio promissor, montar um buffet requer bastante atenção aos detalhes e a capacidade de gerir diferentes ações ao mesmo tempo, com foco e qualidade. Desde a comida até a decoração, o serviço e o pós-serviço, quem entra no segmento de buffets precisa encantar a todo momento.

Independentemente do foco específico do seu empreendimento, seus clientes esperam nada menos que perfeição. Lembre-se de que, diferente de um restaurante, quem contrata os serviços de um buffet procura uma experiência que não se repetirá. Ou seja: você terá apenas uma chance de causar a melhor impressão possível.

O passo a passo para montar seu buffet

Confira agora as dicas que separamos para você saber como montar um buffet de sucesso.

Defina seu foco de atuação

Ao escolher abrir um buffet, você se depara com uma infinidade de possíveis áreas de atuação, que vão desde festas infantis até catering (quando o buffet leva a festa até uma casa ou outro espaço escolhido pelos clientes).

Embora seja interessante manter um leque aberto e estar preparado para eventos de qualquer natureza, sua marca pode se beneficiar de ações focadas para um tipo de evento específico.

Analise a concorrência

Como em qualquer outro tipo de empreendimento, é importante estar atento à concorrência.

Veja se há buffets já consagrados na sua área, em que tipo de evento eles se especializaram e qual o seu público-alvo. Uma vez que você tenha um panorama dos seus competidores, poderá traçar uma estratégia que diferencie seu negócio.

Mantenha-se atualizado

No mundo dos eventos, é comum vermos o surgimento de tendências fortes: casamentos a céu aberto, festas temáticas com os personagens do último desenho animado de sucesso, pratos de uma culinária específica.

Assim, é fundamental que você esteja sempre atento às novidades do setor, sobretudo em sua área de atuação, antecipando tendências e ofertando-as aos seus clientes.

Localização

É importante que seu buffet esteja localizado em um local de fácil acesso, de preferência perto de avenidas movimentadas e com referências fáceis de localizar.

Tenha também em mente a facilidade com que seus convidados poderão estacionar no entorno do prédio. Se for o caso, disponibilize um serviço de valet durante os eventos ou feche parcerias com estacionamentos privativos nas proximidades.

Gostou das nossas dicas sobre como montar um buffet de sucesso? Se você ainda não decidiu o tipo de empresa que quer abrir, não deixe de conferir este outro artigo e descubra qual modelo de negócios mais se encaixa no seu perfil!

AnteriorPróximo

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/vimaster/www/wp-includes/functions.php on line 4212

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/vimaster/www/wp-includes/functions.php on line 4212