4 motivos para criar uma linha de produtos veganos

4 motivos para criar uma linha de produtos veganos

Os hábitos do consumidor têm mudado com os anos, adquirindo um perfil mais saudável. Isso resulta em uma parcela significativa da população que tem uma propensão a não fumar, ingerir menos álcool, manter-se em forma e se alimentar de forma consciente.

Com isso, o mercado de produtos veganos — que não utiliza carne ou qualquer outro ingrediente de origem animal — vem se beneficiando e experimentando um crescimento no faturamento ao atender não somente vegetarianos e veganos, mas também pessoas que buscam uma alimentação mais inteligente e saudável.

Conheça, neste post, 4 motivos para investir nesse nicho, conquistar novos clientes e aumentar a abrangência e rentabilidade do seu negócio. Confira!

1. É um mercado em ascensão

Se antes os termos veganismo, orgânico e integral causavam estranheza, hoje alimentos com essas características estão presentes nos supermercados, lanchonetes e restaurantes.

Segundo dados da última pesquisa realizada pelo IBOPE sobre vegetarianismo, em 2012, cerca de 8% da população das principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil se declarava vegetariana. E não há dúvidas de que esse percentual vem crescendo, haja vista o aumento da preocupação em manter uma alimentação mais ética e consciente.

Para se ter uma ideia, pequenas empresas que trabalham com produtos vegetarianos chegam a crescer 40% ao ano.

Um bom exemplo disso é a empresa Mr. Veggie, especializada em alimentos vegetarianos congelados — entre eles salgados integrais e veganos — que cresceu mais de dez vezes em oito anos, passando de um faturamento de R$15 mil em 2009 para 1,9 milhões neste ano.

2. É uma boa opção para quem busca alimentação saudável

É preciso salientar que os consumidores de produtos veganos não se restringem somente às pessoas que não ingerem carne e alimentos de origem animal, mas também pessoas que buscam uma alimentação mais saudável.

Salgados como a coxinha vegana de jaca verde e opções integrais e assadas, como empada de queijo de soja com damasco, torta de rúcula e tomate seco são opções de alimentos para quem precisa de um lanche rápido sem descuidar da saúde, evitando alimentos com alto teor de gordura.

3. É uma alternativa para atletas e pessoas com foco no emagrecimento

Atletas e pessoas que querem emagrecer também fazem parte do público consumidor de produtos veganos.

Por serem feitos com ingredientes mais saudáveis, esses produtos fornecem um bom aporte de nutrientes para pessoas que praticam esportes, fornecendo proteína vegetal, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Além de serem mais leves e de fácil digestão.

Também são uma ótima opção para pessoas que querem emagrecer, já que costumam ser menos calóricos que produtos com carne e apresentar um teor de gordura menor. Por utilizarem grãos, cereais, verduras e legumes, são ricos em fibras, que dão a sensação de saciedade e controlam o apetite.

4. É um nicho pouco explorado

Apesar do aumento do interesse por produtos veganos e o visível crescimento desse segmento, ele ainda é um nicho pouco explorado.

Quem é vegetariano ou vegano sabe que, às vezes, é complicado encontrar produtos desse tipo, principalmente ao se alimentar fora de casa.

Muitos empreendedores do ramo alimentício ainda não se atentaram ao crescimento desse público e pecam ao não fornecer opções que atendam a essa nova demanda. Negócios que enxergam esse nicho certamente estão um passo à frente da concorrência.

A mudança nos hábitos alimentares do consumidor representa uma grande oportunidade para empreendedores do setor alimentício. Portanto, investir em uma linha de produtos veganos é uma excelente estratégia para aumentar a abrangência do seu negócio, focando em um público que, pelo que tudo aponta, veio pra ficar.

O que você pensa sobre a demanda por produtos veganos no mercado? Acha que a tendência veio pra ficar? Deixe um comentário!