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Como não errar na escolha da sua estufa para salgados

Uma máxima no meio gastronômico diz que primeiro nós comemos com a visão, depois com o paladar. Ou seja: uma apresentação bonita, que dê água na boca, é o segredo para atrair mais clientes.

Sendo assim, se você tem ou pretende abrir uma lanchonete, a estufa para salgados será a sua aliada número um. Portanto, vamos entender melhor o funcionamento desse equipamento e como escolher o modelo ideal!

Entenda a utilidade da estufa para salgados

Esses aparelhos servem para expor, como o nome sugere, coxinhas, empadas, bolinhos de bacalhau, pães de queijo, quibes e outros quitutes com o objetivo de mantê-los à vista do cliente.

Diferentemente do que alguns pensam, as estufas não funcionam como um forno — a sua função não é assar os alimentos, mas mantê-los numa temperatura agradável.

Descubra como elas funcionam

Há dois tipos de estufa para salgados: convencional e a vapor. Embora o objetivo de ambas seja o mesmo, o modo de funcionamento difere. Fique tranquilo, vamos entender essa diferença agora!

Estufas convencionais

Trabalham com o calor dos próprios alimentos. O salgado é colocado dentro do compartimento e, por meio de isolamento término, a sua temperatura é mantida por mais tempo enquanto fica exposto.

Estufas a vapor

Diferente do convencional, esse modelo aquece uma bandeja de água abaixo de onde os salgados ficam, e o vapor mantém os alimentos quentinhos. Por esse motivo, oferece maior controle da temperatura interna, que pode ser regulada.

Confira como escolher a estufa ideal

Por manterem o interior umidificado, as estufas a vapor conservam melhor a consistência e o sabor dos salgados, evitando que eles fiquem ressecados com rapidez. Além disso, o termostato ajuda a regular a temperatura com precisão, evitando variações.

Portanto, caso você opte pelo modelo tradicional (que é mais barato e não consome energia), lembre-se de manter uma boa rotatividade dos alimentos expostos na sua lanchonete e, assim, evitar que o aspecto e o sabor se tornem desagradáveis.

Por fim, não esqueça de fazer as contas para saber qual é o tamanho de estufa necessário, afinal, existem modelos com a mais variada quantidade de prateleiras e, para causar uma boa impressão nos clientes, elas não devem ficar vazias.

Veja as nossas dicas de uso da estufa para salgados

Depois de comprar o equipamento, você já pode começar a usá-lo para vender salgados. Mas, se quer aproveitá-lo da melhor forma, confira algumas dicas!

Evite os vidros embaçados

Quem já possui uma estufa para salgados sabe que os vidros embaçados podem ser um problema, afinal, eles impedem que o verdadeiro objetivo do aparelho seja cumprido: expor os produtos aos consumidores.

Mas fique tranquilo, evitar esse infortúnio é simples: após retirar os alimentos do forno ou da fritadeira, aguarde cerca de trinta segundos antes de colocá-los em exposição.

Mantenha o equipamento limpo

Como a estufa é uma vitrine, é fundamental mantê-la sempre limpa. Com o aparelho desligado (no caso dos modelos a vapor) e vazio, passe um pano com álcool sobre os vidros e um pincel para retirar resíduos. Simples, viu?

Mantenha os salgados expostos por até duas horas

A partir desse período, os alimentos — principalmente os pães de queijo — perdem o sabor original e ficam com aspecto desagradável. No caso dos modelos tradicionais, esse tempo pode ser menor, portanto confira a recomendação no manual do fabricante.

Nas estufas a vapor, mantenha a bandeja sempre com água

Ora, se você decidir comprar uma estufa a vapor, é essencial que a bandeja esteja sempre abastecida. Do contrário, todo o propósito de investir num equipamento mais caro e eficaz será em vão. É justamente a água no recipiente que mantém o compartimento umedecido e a temperatura correta.

Agora você está pronto para escolher a melhor estufa para salgados! Lembre-se que esse equipamento é um importante aliado no aumento das suas vendas, mas o que fala mais alto é sempre o sabor dos seus produtos. Então, capriche nas receitas e ofereça quitutes de qualidade para fazer sucesso com o seu negócio.

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