Como fritar salgados sem estourar?

Como fritar salgados sem estourar?

Quem entende de cozinha sabe que esse ambiente é um grande laboratório. Por isso, conhecer os truques que fazem das receitas um sucesso é essencial para quem gosta de preparar as mais variadas delícias gastronômicas, desde um simples ovo até um prato mais elaborado.

No post de hoje, você vai aprender como fritar salgados sem estourar, evitando acidentes que podem comprometer não somente a qualidade da sua comida, mas também a sua própria integridade física.

Muitas vezes, um ingrediente mal colocado ou a própria forma do salgado pode aumentar o risco de estourar no momento da fritura.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como fritar salgados sem estourar?

Preparação dos salgados

A causa do estouro são as bolhas de ar, que se formam dentro do salgado, ou o vapor. Por isso, na hora de preparar suas receitas, pressione bem, tanto o recheio quanto a massa, a fim de evitar acidentes. Coxinhas, por exemplo, são mais suscetíveis a se desfazer durante a fritura por seu formato de gota. Ao moldar na não, aperte firme para que o ar saia do recheio.

Quando o interior do salgado contiver algum alimento mais firme, como salsicha ou presunto, por exemplo, você também pode fazer um furinho com um palito, para que as possíveis bolhas de ar tenham por onde sair.

Em caso de recheios com queijo, principalmente muçarela, a dica é não exagerar na quantidade. Isso porque a água contida no ingrediente se transforma em vapor e, ao entrar em contato com o óleo, faz com que o salgado estoure.

Na frigideira

Agora que seus salgados já estão prontos para a fritura, saiba quais são os cuidados necessários para continuar evitando estouros.

Uma primeira dica é a escolha da frigideira para fazer a fritura. Um recipiente mais fundo oferece a altura necessária para colocar a quantidade de óleo para fritar os salgados submersos. Um tacho também pode ser usado, quando não se tem acesso a uma fritadeira elétrica, que é mais eficiente.

Temperatura do salgado

Evite colocar salgados congelados na frigideira. Caso eles estejam nesse estado, deixe-os fora do freezer por, pelo menos, uma hora antes de começar a fritá-los. Contudo, a recomendação ideal é que se frite os salgados à temperatura ambiente. E, no caso das coxinhas, é possível fritá-las ainda congeladas.

Temperatura do óleo

Engana-se quem pensa que o óleo precisa estar muito quente para executar a fritura. A temperatura ideal para você fritar seus salgados é de 180° a 200°. Se for mais baixa, há perigo de os salgados ficarem encharcados de óleo e frios por dentro. Se for mais alta, o risco de os salgados queimarem e estourarem é grande.

A quantidade de olho na frigideira para realizar a fritura é muito importante. Os salgados devem estar mergulhados de forma igual e frite no máximo cinco unidades por vez em panela pequena para um melhor resultado.

Se a sua frigideira não tem termostato ou você não tem um termômetro específico para cozinha, experimente colocar um palito de fósforo no óleo. Quando ele acender significa que o óleo está bem quente. Outra técnica para saber a temperatura correta do óleo para fritura é jogar um pouco de farinha de rosca no óleo. Quando ela dourar e subir para a superfície, estará na temperatura correta.

A fritura é um dos processos mais perigosos da cozinha, já que as possibilidades de queimadura são maiores devido a possíveis respingos e estouros. Por essa razão, todo cuidado é pouco na hora de usar uma frigideira. Tome as precauções cabíveis e obtenha mais sucesso, não somente para sua segurança, mas também para o deleite de quem for apreciar suas receitas.

A hora certa de retirar o salgadinhos do óleo é quando eles já estão dourados por fora. Não esqueça de colocar em uma travessa com papel toalha, para puxar o excesso de óleo e servir imediatamente, ou colocá-los em uma estufa para que não percam o calor.

E você, conhece outras cozinheiras e profissionais de alimentação que não sabem como fritar salgados sem estourar? Siga nossas redes sociais para mais dicas: Instagram  – Facebook